NOTÍCIAS
2021/2022
"Centro Novais e Sousa em visita à EBGualtar"
O Eco-Escolas da EB de Gualtar- Agrupamento Carlos Amarante, dinamizou, junto da comunidade educativa, a Campanha "Ajudar os outros é um jeito de amar", que teve como principal objetivo angariar/reutilizar gangas usadas, em prol do Centro Novais e Sousa. Refira-se que a campanha em causa se associou à Semana dos Afetos, que há muito vem sendo dinamizada pela Escola Promotora de Saúde.
Eco-Escolas
"Festival de Poesia"
O Festival de Poesia de Português aconteceu, mais uma vez, na EB 2, 3 de Gualtar, cumprindo a tradição. O evento teve 3 fases: pré-seleção de candidatos em contexto sala de aula; eliminatórias, na biblioteca (29 de março a 01 de abril) e final do Festival, na biblioteca ( 05 de maio).
Maria Lurdes Barreira
"Porque a Água Não é Só Tua!"
No âmbito do Dia Mundial da Água, os alunos das turmas do 7ºA, 7ºB e 9ºA participaram no "Desafio Ambiental: Uma Gota que Conta para a História" com a elaboração de um desenho alusivo ao tema que incluía o slogan "Porque a água não é só tua!".
A elaboração do desenho decorreu durante as aulas de Cidadania, nos alunos do 7º ano, e nas aulas de História, nos alunos do 9º ano, com o acompanhamento da professora Margarida Mota Lopes.
Deste modo, dando asas a criatividade, esta atividade possibilitou a sensibilização ambiental da comunidade escolar para um tema preponderante e preocupante para a atualidade através da exposição dos trabalhos elaborados.
Margarida Mota Lopes
"Sessão distrital do Parlamento dos Jovens"
Nos dias 4 e 5 de abril, realizou-se mais uma etapa do Parlamento dos Jovens: a sessão Distrital, com a participação de quatro alunos da Escola Básica de Gualtar, que defenderam o Projeto de Recomendação da Escola, que incluía as medidas para combater a desinformação e as fake news. Participaram três alunos como deputados/as: Iara Coelho, Maria Guimarães e Dinis Esteves e Iara Aires como elemento suplente da mesa da Sessão Distrital e jornalista.
Iara queirós (8ºB)
Lurdes Barreira
"Concerto pela paz"
Inserido na programação das celebrações da Páscoa, alunos do 2°e 3° Ciclos da nossa escola, sob orientação da professora e cantora lírica, Ana Paula Matos, participaram no "Concerto Solenidades pela Paz", que contou ainda com a atuação do Coro da Santa Casa da Misericórdia de Braga.
Eco-Escolas
"O Teatro vai a escola"
Na sexta-feira, dia 22 de abril, de manhã, a turma gua 8, do 4º ano, da EB1 de Gualtar, deslocou-se à escola de segundo e terceiro ciclos do nosso agrupamento. O objetivo da visita foi assistir à peça de teatro "Encontro da D. Abelha Operária com a Dra. Abelha Zangona", celebrando desta forma o Dia Mundial da Terra.
Eb Gua8, 4ºano
"O Eco-Escolas e o Dia Mundial Do Livro"
No dia 23 de abril
comemorou-se o Dia Mundial do Livro.
A forma que o Eco-escolas de
Gualtar arranjou para comemorar esta data foi aderir ao desafio da Tetra Pak
Compal - " No Dia mundial do Livro, o amarelo é a cor das histórias".
Prof. Fátima SáProf. Luísa Azevedo
"Dia Mundial da Água"
Na palestra que assinalou o Dia Mundial da Água, que decorreu no dia 22 de março, a turma 7.°A foi muito bem recebida na biblioteca pela Dona Fernanda, que já tinha todo o espaço organizado.
7ºA
"Filatelia do Mundo- Exposição Entre a Fauna e Flora da coleção de João Rogério de Medeiros"
Por forma a comemorar o Dia Mundial da Vida Selvagem, e celebrar assim a grande diversidade de animais e plantas selvagens existentes na Terra, o Eco-Escolas da EB de Gualtar - AECA, deu a conhecer, de 30 de março a 11 de abril, em articulação com o Município de Braga, a atividade "Filatelia do Mundo- Exposição Entre a Fauna e a Flora".
Eco-Escolas
"A nossa horta"
Na Escola Básica de Gualtar existe um lugar muito importante para todos os alunos, professores e assistentes operacionais, que é a horta biológica. Esta situa-se junto ao pavilhão gimnodesportivo.
Desde 2015 que a Horta Biológica em Gualtar, um dos projetos da Eco Escolas mais acarinhado, tem vindo a "desabrochar "e a desenvolver-se!
Joana, 7ºA
Visita de estudo- Atividade "Dias a Viver a Água"
No âmbito da atividade "Dias a Viver a Água", integrada na VIII edição do "AQUA Cávado: o rio que nos une", na terça-feira, dia 29 de março de 2022, a convite da Câmara Municipal de Braga, divisão do Ambiente, com o apoio do Projeto Eco Escolas, realizou-se uma visita de estudo a Amares, ao Gerês e a Terras de Bouro, com um grupo de alunos e professores.
Clube de Línguas Estrangeiras
"Atividade vulcânica nos Açores"
Durante as últimas
semanas o arquipélago dos Açores tem sofrido de atividade sísmica mas que
alterações estão a acontecer?
A ilha de São Jorge, nos
Açores, registou perto de 25 mil sismos desde 19 de março, dos quais 221 foram
sentidos pela população. Para já o sismo de maior intensidade foi de 3.9 na
escala de Richter no dia 29 de março, com o sismo sendo sentido na ilha São Jorge
inteira , na ilha do Pico e Faial
Tomás Teibão
"Dia da Matemática"
No dia 14 de março, foi comemorado o Dia Internacional da Matemática. É celebrado em mais de 100 países, desde 2020, sendo um dia especial e com o objetivo de explorar a matemática de várias formas, já que esta é muito importante no nosso quotidiano.
Margarida Pinto
"Seca severa em Portugal"
Iniciou-se, em novembro, um período de seca severa em Portugal que tem vindo a piorar ao longo do tempo. Este acontecimento foi considerado, até agora, o pior do país desde que há registos, o que motivou o governo a tomar medidas, como, por exemplo, travar a produção elétrica de algumas barragens e reduzir o consumo de água.
José MiguelInês Silva
"Pancake Race"
Na passada semana, no dia 2 de março de 2022, celebrou-se na Escola Básica de Gualtar, ao ar livre, a «Shrove Tuesday», com uma corrida tradicional de panquecas.
Clube de línguas
"Feira do livro"
Na Escola Básica de Gualtar, desde o dia 21 até 25 de fevereiro de 2022, houve a dinamização da tradicional «Feira do Livro», na sala do aluno, para que os alunos pudessem tomar contacto e adquirir algumas obras, consoante as suas faixas etárias.
Tomás Teibão Grupo disciplinar de português
"Cumprimentos no mundo"
No dia 22 de fevereiro de 2022, na aula de Cidadania e Desenvolvimento, integrado na «Semana dos Afetos», eu e a minha turma do 5º A estivemos a ver um vídeo sobre as várias formas de cumprimentar em alguns países do mundo.
Tomás Teixeira
"Cancro Pediátrico"
No dia 15 de fevereiro, assinalou-se o dia internacional da luta contra o cancro infantil, instituído pela Childhood Cancer International (CCI) desde 2001. Este dia tem como objetivo sensibilizar a população em geral e ajudar todas as crianças vítimas deste cancro, bem como permitir que estas tenham acesso a melhores tratamentos e medicamentos.
Inês Silva
"Semana dos Afetos"
A Escola Promotora de Saúde, o Projeto Eco Escolas e o Clube de Línguas Estrangeiras articularam vontades e assinalaram, na Escola Básica de Gualtar, o Dia dos Namorados, dinamizando entre 14 a 18 de fevereiro a Semana dos Afetos.
José Miguel
Entrevista à dona Fernanda
No passado dia 2 de fevereiro de 2022, entrevistamos Maria Fernanda Pinheiro Rodrigues Pires, mais conhecida como Dona Fernanda, a acolhedora e dedicada funcionária da Escola Básica de Gualtar, onde trabalha há mais de duas décadas.
José MiguelInês Silva
"A Lepra ainda existe"
No passado domingo, dia 30 de janeiro, celebrou-se o 69º Dia Mundial dos Doentes de Lepra, infeção que ainda hoje afeta cerca de 200 mil pessoas por ano.
Inês SilvaMargarida PintoJosé Miguel
"Caminhada do Parlamento de jovens"
A caminhada no Parlamento dos Jovens, iniciada no início do ano letivo, culminou na Sessão Escolar, no dia 27 de janeiro último, na biblioteca da EB de Gualtar.
Sofia Abreu Leite
"O Espaço vai à escola"
No dia 24 de novembro, no âmbito da Semana da Ciência, o investigador e engenheiro aeroespacial André Ribeiro realizou, na biblioteca da Escola Básica de Gualtar, uma apresentação sobre os asteroides e a Missão Hera, projeto em que participa a empresa onde trabalha.
Inês SilvaJosé Miguel
- Semana da Alimentação -
17 a 21 de outubro
No âmbito do projeto Escola Promotora de Saúde - EPS em articulação com Eco Escolas, subdepartamento de Ciências Naturais, e com os contributos de Português de 2ºCiclo, Cidadania e Desenvolvimento, História, Físico-Química, EVT, Ed. Visual, Educação Física, Biblioteca, turma do 9ºB e Assistentes Operacionais foi dinamizado um conjunto de atividades ao longo da semana (de 16 a 21 outubro) para assinalar a data "Dia Mundial da Alimentação" - 16 outubro, e reforçar, assim, a importância de uma alimentação saudável.
Foram realizados trabalhos nas turmas dos 5º e 6ºanos de escolaridade nas aulas de CN. As turmas de 7º ano, em colaboração com os seus professores de Ciências Naturais, tiveram a oportunidade de assistir à Reportagem SIC, "Somos o que Comemos", onde foi desenvolvida a problemática, em situações reais, associada aos maus hábitos alimentares, designadamente ao nível do consumo de açúcar e de sal, de um número cada vez maior de jovens/adultos e, ao mesmo tempo, propostas medidas concretas para melhorar os hábitos alimentares e salientadas as respetivas vantagens na saúde humana.
Foram ainda divulgados os trabalhos realizados pelos alunos, na disciplina de Ciências Naturais, nos espaços da Escola.
Os alunos do 9ºA e 9ºB, nas disciplinas de Ciências Naturais e Físico-Química, construíram o mural coletivo, "Açúcar escondido", que teve como ponto de partida a análise de rótulos e o cálculo do teor de açúcares presentes em alimentos habitualmente consumidos pelos alunos e que pretende alertar, jovens e adultos, para o perigo do consumo excessivo de açúcares ao nível da saúde individual e comunitária.
O Jornal de Parede de CN também deu a conhecer trabalhos de pesquisas realizados pelas restantes turmas de 9ºano.
Ao longo semana foi oferecido, no bar dos alunos e no dos professores, limonada, águas aromatizadas e fruta variada.
Na terça-feira, dia 18, e no âmbito da articulação entre as disciplinas de História, Ciências Naturais e Ciências Físico-Química, a turma do 9ºB dinamizou e apresentou na biblioteca escolar os resultados de pesquisas de grupo sobre Distúrbios Alimentares e que contou na assistência com os alunos do 9ºC e com diversos professores, que se quiseram associar à atividade. Foi uma oportunidade única para alertar, refletir e sensibilizar os mais jovens, em colaboração com a Técnica Superior, Marta Krus, para estas problemáticas, especialmente, sensíveis para os adolescentes. No final da sessão houve lugar à leitura dramatizada de um poema alusivo à temática, da autoria de uma das alunas do 9ºB, e a dois momentos de dança, respetivamente, protagonizados por um grupo de alunas e pelo conjunto de turma.
Associando-se à Semana da Alimentação, o Eco Escola da EB Gualtar, dinamizou no dia 19 de outubro, na cantina, a atividade "Prato Limpo, Desperdício Zero". Numa primeira leitura, acredita-se que, em comparação com anos anteriores, o desperdício alimentar contabilizado por turma, parece ter diminuído. A atividade contou com a presença de professoras e da Técnica Superior Marta Cu, que incentivaram, junto dos mais jovens, o consumo de sopa, salada e fruta. Paralelamente, solicitava-se que, aqueles que optassem por não comer o pão e a peça de fruta, os deveriam disponibilizar, colocando-os em dois cestos frente ao bar dos alunos para que outros alunos os pudessem comer gratuitamente durante a tarde.
O "Prato Limpo, Desperdício Zero" contou com a colaboração ativa e entusiástica de alunos do 9ºB que, assumindo diversas funções, registaram por turma o desperdício alimentar deixado nos pratos; o número de alunos sem qualquer desperdício e incentivaram os colegas a não desperdiçar alimentos; a disponibilizar, nas cestas, o pão e a fruta não consumidos e, no final, procederam à pesagem dos sacos/turmas e revelaram o valor total de desperdício: um total de 6,50Kg, distribuído da seguinte forma: 5º ano - 1,700 kg; 6º ano - 1,780 kg; 7º ano - 0, 640 kg; 8º ano - 1,290 kg; 9º ano - 0,640 kg.
A disciplina de Educação Física promoveu, junto de todos os alunos do 2º e 3ºciclos, os "Torneios Interturmas de Salto à Corda: 350 000 Saltos", em articulação com a EPS e a Liga Portuguesa Contra o Cancro (Outubro Rosa) com o objetivo de, trabalhando a motricidade, combater o sedentarismo dos mais jovens e assinalar o nº de 350 000 mamografias realizadas até à data.
O Coro da Escola viria a encerrar as atividades da Semana da Alimentação, apresentando à comunidade educativa duas peças musicais alusivas à temática trabalhada. As atividades da Semana da Alimentação foram, convenientemente, divulgadas através de cartazes e da página do Agrupamento e da Biblioteca, da Coordenadora de DT e Diretores de Turma, Coordenadores de Departamento, CT e alunos.
Pretendeu-se contribuir para uma Educação Alimentar que promova a adoção de hábitos saudáveis, nomeadamente, os da Dieta Mediterrânica.
A EPS e o Eco Escola agradecem, de forma muito especial, a todos aqueles, professores, alunos e assistentes operacionais, que apoiaram/colaboraram contribuindo para o sucesso de mais uma edição da Semana da Alimentação da EB de Gualtar.
Professoras: Raquel Malheiro, Margarida Alves, Fátima Gaspar, Fátima Sá e Anabela Silva.
Dia das bandeiras verdes - Valongo
No dia 12 de outubro de 2022, num autocarro cedido pela Câmara Municipal de Braga, um grupo de alunos e docentes de várias Escolas de Braga rumaram à cidade de Valongo, num ambiente esfusiante e cheio de animação.
O mote central era o «Dia das Bandeiras Verdes 2022», desta vez dinamizado no Pavilhão Municipal de Valongo e ao ar livre, com vários espetáculos e animações durante todo o dia, envolvendo alunos desde tenra idade até jovens adolescentes.
Logo à chegada, foram oferecidas a todos "tee-shirts", num claro gesto integrador.
O programa foi iniciado às 9 horas com diversas atividades na Eco-Mostra, que incluía também insufláveis, jogos, para além de exposições de trabalhos e pequenos desafios.
De seguida, as escolas premiadas dirigiram-se ao pavilhão para receber os prémios, sendo que a escola de Gualtar recebeu o prémio ex -aequo, no concurso nacional do projeto "O Mar Começa Aqui" 2021-22 e uma Menção Honrosa, nodesafio "No Dia Mundial do Livro, o Amarelo é a cor das Histórias", promovido com o apoio da Tetra Pak e Compal, que visa chamar a atenção dos mais jovens para a certificação FSC e economia circular.
Depois do almoço-piquenique, os Bombos com Associação Sócio Cultural "Os filhos da Pauta", alegraram a assistência, seguido pela atuação do Planeta Limpo do Filipe Pinto, e de alguns grupos de crianças, que apresentaram números musicais, de danças e cantares.
Finalmente, chegou a ansiada hora de entrega das Bandeiras de Eco-Escolas.
No término de um dia perfeito e repleto de atividades, cada participante recebeu ainda um lanchinho reconfortante.
E agora...mãos à obra pelas Eco-Escolas de todo o país!
(Coordenadora Eco-Escolas Fátima Gaspar)